A Receita Federal do Brasil disponibilizou uma atualização do programa validador da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI).
A versão 2.8.6 já está disponível e o download pode ser realizado diretamente no site do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), porém, é necessário seguir algumas recomendações para que o programa tenha uma melhor performance. Clique aqui e saiba quais são os requisitos necessários e orientações para o download.
A nova versão conta com as seguintes correções:
a) correção da recuperação do código do IPM (índice de participação dos municípios) no registro 1400; e
b) correção de problema de travamento na validação do bloco B.
O que é EFD?
A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.
A não entrega ou entrega realizada em atraso incidirá em multa de competência Secretaria da Fazenda Estadual da circunscrição do contribuinte e multa de competência da Receita Federal do Brasil, que pode ser equivalente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da operação correspondente.
Sendo assim, o acompanhamento de um profissional evitará o erro no envio das informações e o atraso na entrega.
Em caso de dúvidas, o time de especialistas da TBS está à disposição.