Ainda não ouviu falar sobre o que é compliance fiscal? Compliance pode ser traduzido em “cumprir uma norma”, e é uma das maiores tendências no universo empresarial, sendo um conjunto de técnicas para melhorar o gerenciamento de processos internos da melhor forma possível em um negócio.
A falta de conformidade com as normas, geralmente, não se ocorre por causa de descumprimentos propositais, mas devido à dificuldade de acompanhar as mudanças constantes da legislação brasileira. Diante de tantas exigências e demandas ao longo do cotidiano, alguns gestores não conseguem ficar por dentro de todos os assuntos fiscais e tributários.
Para evitar surpresas indesejadas, que podem impactar sua empresa, e conseguir melhores resultados, é preciso ter atenção aos procedimentos necessários, e o compliance fiscal pode ajudar a ter uma gestão mais eficaz. Neste post, você descobrirá como implementá-lo em sua empresa, quais são os desafios a serem superados e os seus benefícios. Acompanhe conosco!
O que é compliance fiscal?
Quando uma empresa não se prepara para cumprir os prazos de regras e tributos, ela pode receber uma série de penalizações e, ainda, correr o risco de não poder mais exercer seus negócios no mercado, prejudicando a sua imagem e perdendo diversas oportunidades.
Sendo reconhecido como um conjunto de ações planejadas, o compliance tem o objetivo de regulamentar as atividades organizacionais e auxiliar a empresa no processo de corrigir possíveis inconformidades para cumprir todas as normas e obedecer aos prazos estabelecidos.
O compliance funciona como uma espécie de prevenção a falhas e irregularidades, a fim de proteger a empresa contra as penalizações de órgãos fiscalizadores do país. Ou seja, compliance é um grupo de práticas que servem para identificar e tratar qualquer inconformidade nas atividades empresariais, monitorando os processos e evitando que desvios ocorram.
Como implantar o compliance fiscal em seu negócio?
Como você provavelmente já deve imaginar, assumir a responsabilidade de implementar o compliance é arcar com diversos desafios a serem enfrentados para monitorar os processos internos e cumprir as normas exigidas. Alguns dos principais desafios para implementar o compliance fiscal em um negócio, são:
- acompanhar as alterações das normas de instituições públicas;
- fazer um planejamento tributário;
- estabelecer uma política de compliance, apresentando atitudes que devem ser respeitadas por toda a equipe;
- definir um setor responsável para validar dados e monitorar os prazos a serem cumpridos;
- elaborar um documento com as regras a serem obedecidas e ajudar os colaboradores a aplicarem no dia a dia da empresa;
- ter uma comunicação transparente e integrar o time, a fim de evitar falhas nos processos;
- investir em sistemas de automação para otimizar as atividades e reduzir prejuízos.
Quais são os benefícios do compliance fiscal para as empresas?
Estar em compliance fiscal significa estar de acordo com a regulamentação, cumprindo as obrigações necessárias e garantindo o funcionamento legal de suas atividades empresariais, o que já é um benefício. Porém, monitorar as operações e atentar para os prazos de cada norma, gera outras diversas vantagens. Confira, a seguir, o que a sua empresa pode adquirir com esse processo:
- melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
- reduzir possíveis riscos e despesas imprevistas;
- aprimorar a imagem de sua marca e gerar mais competitividade no mercado;
- padronizar processos e aumentar a produtividade;
- ampliar as oportunidades de fechar bons negócios;
- ganhar mais credibilidade com clientes, fornecedores e investidores.
Contar com um serviço de consultoria especializada é fundamental para garantir mais acertos no momento de implantação do compliance fiscal em sua empresa, e a equipe da TBS pode dar todo o suporte necessário ao longo desse processo. Contamos com as melhores soluções para atender às suas necessidades e levar a gestão do seu negócio a um nível mais elevado de sucesso.
Confira mais informações sobre como atuamos para implementar o compliance e gerar impactos positivos às estratégias de sua empresa.