As organizações são criadas com o objetivo de gerar lucros a seus sócios e focam sempre em conseguir seus resultados e deixam de lado fatores importantes como por exemplo, o planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é a ferramenta que auxilia no sucesso das empresas, transformando ideias em realidade, sendo analisada sua situação atual e onde se deseja chegar, definindo ações para a empresa construir e escolher que tipo de futuro deseja.
O primeiro passo é entender a situação atual da organização, se perguntando “Que tipo de empresa somos?”, “Quais nossos problemas?”, “Quais nossos pontos fracos e pontos fortes?”, observando com clareza quais as forças e fraquezas do seu negócio, bem como as ameaças e oportunidades que serão encontradas ao longo de seu caminho dentro do mercado.
A de uma organização são peças de grande importância na execução do planejamento estratégico. Sua missão e visão são rotas de execução do planejamento, onde a empresa tem a compreensão do porque existe, qual seu propósito e a quem ela se destina, sucessivamente analisando onde se deseja chegar com seu negocio e criando uma perspectiva de futuro para o mesmo. Já os valores são crenças e atitudes que definem uma ética para atuação do pessoal e do empresarial como um todo.
Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivo e metas e busca alcançá-los, ela tem claramente definido o porquê ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Com isto, a organização realiza a criação de metas especificas, mesuráveis alcançáveis, relevantes e dentro de um determinado tempo para assim alcançar seus objetivos finais.
O planejamento estratégico impulsiona o sucesso das empresas em meio ao mercado. O mais importante do que defini-los é, implanta-los e acompanha-los ao longo da trajetória empresarial, de forma que todos os itens ali expostos possam ser devidamente realizados da maneira como foram projetados.
Referência
DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. Editora Pioneira, 1987 FARIA, P. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Cop, 1996
Gostou deste texto? Então, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais para que seus amigos também entendam melhor sobre o tema!