Você sabe o que é um planejamento estratégico? Entenda seus objetivos e etapas!

Investir no aperfeiçoamento de um negócio demanda a aplicação de conhecimentos técnicos que permitam o direcionamento inteligente das ações e estratégias empresariais. Nesse sentido, o planejamento estratégico é uma metodologia amplamente utilizada, servindo tanto para alcançar resultados financeiros quanto para o desenvolvimento de uma empresa como um todo.

O seu objetivo é de auxiliar a organização a descobrir qual caminho deve seguir para concretizar um propósito. Esse processo inclui desde a análise dos pontos fortes e fracos até as oportunidades e ameaças que estão inseridas no cenário em que se encontra.

Neste artigo você vai conhecer melhor o planejamento estratégico na prática, desde os seus aspectos conceituais até as etapas, os modelos e os resultados que ele pode gerar para a sua empresa. Acompanhe!

Importância do planejamento estratégico nas organizações

O planejamento é palavra-chave que deveria nortear qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Muitos empresários acreditam que o planejamento estratégico se limita às grandes empresas e corporações, mas esse entendimento é totalmente equivocado.

Qualquer organização precisa traçar metas e objetivos claros, focados em informações concretas sobre sua realidade, o meio em que está inserida e o mercado.

Quando uma empresa concebe seus objetivos e suas metas e trabalha no sentido de alcançá-los, ela tem clareza do porquê existe e de onde ela deseja chegar. É por isso que um dos grandes segredos das empresas bem-sucedidas é o fato delas praticarem o planejamento de forma constante.

Dessa maneira, é importante que o gestor tenha em mente que o processo de planejamento estratégico mobiliza todos os envolvidos para construção de algo, e isso é o que movimenta todos os aspectos do negócio no sentido do seu desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo.

Etapas do planejamento estratégico

O plano de negócios representa um levantamento completo de todos os elemento de composição e as informações da empresa — isso inclui não só aspectos internos, mas também os externos.

Para alcançar um resultado qualificado é importante prestar atenção em passos que ajudam nesse processo. Apresentamos algumas das principais etapas do planejamento e como elas podem ser desenvolvidas dentro da sua empresa.

Missão, visão e valores

A primeira etapa do planejamento estratégico de uma empresa é o estabelecimento da missão, da visão e dos valores do negócio. São eles que vão definir a identidade da empresa e o seu posicionamento no mercado.

A missão deverá contemplar a razão pela qual a empresa existe, enquanto a visão estabelece onde a empresa deseja chegar. Os valores, por sua vez, delimitam os princípios que vão nortear o negócio.

Mapeamento

Estabelecidos a missão, a visão e os valores, é possível partir para a etapa de mapeamento. Nesse momento são delineados os cenários e fatores que refletem na organização, seja de forma direta, seja de forma indireta.

Aqui serão avaliadas as situações da empresa, do produto/serviço que é oferecido ao mercado, dos ativos, dos recursos, as características, as vantagens competitivas, entre outros pontos. Também é a etapa na qual é preciso ter informações sobre o mercado, os fornecedores, a concorrência, a economia, os fatores demográficos, entre outros.

Metas e objetivos

Com todas as informações do mapeamento em mãos, é possível traçar quais são os objetivos do negócio. Nessa etapa o empresário vai elencar o que deseja para o seu negócio e quais são as ações necessárias para atingir esse objetivo.

Vale destacar que essas informações precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Execução

A etapa seguinte inclui a definição da execução das estratégias que a organização vai adotar para potencializar seus pontos fortes. Trata-se do plano de ação propriamente dito.

É nele que são estabelecidos o papel de cada um dentro dos objetivos e quais são as ações que serão colocadas em prática para atingi-los.

Mensuração e acompanhamento

A última etapa do processo é a mensuração e o acompanhamento dos resultados. Aqui são adotados mecanismos de monitoramento para saber como estão sendo executadas as metas e se os resultados estão sendo alcançados conforme o planejado.

Também é nesse momento que se realizam ajustes, caso sejam identificados resultados diferentes daqueles planejados ou mudanças inesperadas.

Impactos do planejamento nos resultados

O planejamento estratégico se apresenta como uma função administrativa que permite aos gestores analisarem, com base em informações confiáveis, a situação da empresa. Com isso, eles têm em mãos elementos fidedignos para o estabelecimento de objetivos e metas que vão orientar sua ações em curto, médio e longo prazo.

Dessa maneira, o planejamento dá condições para que a empresa antecipe ameaças e oportunidades, utilizando esses dados como ferramenta para a promoção de condições favoráveis para o crescimento do negócio.

Além disso, a utilização do planejamento estratégico permite que a empresa conheça seus pontos fortes e fracos — o que vai gerar um diferencial competitivo importante com relação aos seus concorrentes. Por isso, o planejamento é imprescindível para auxiliar na qualificação dos processos decisórios.

Modelos de planejamento estratégico

Existem alguns modelos de planejamento estratégico que podem ser utilizados nas empresas. A definição do melhor modelo varia de acordo com as particularidades de cada organização. Apresentamos alguns deles e seus principais conceitos a seguir.

Planejamento estratégico baseado em metas

O planejamento baseado em metas é o mais comum e mais versátil, já que ele parte das informações sobre a missão, a visão e os valores para a análise do negócio e o estabelecimento das metas e estratégias a serem cumpridas, a fim de cumprir a missão.

Planejamento estratégico baseado em questões

Esse modelo de planejamento começa pela análise das principais questões enfrentadas pela organização, seguida pelo estabelecimento das estratégias e dos planos de ação que serão utilizados para resolver tais questões.

Planejamento estratégico de cenários

O planejamento de cenários costuma ser utilizado juntamente a outros modelos, incorporando-o como etapa no processo.

Nesse modelo os gestores e consultores projetam diversos cenários que podem ocorrer e afetar a organização. Para cada cenário são projetadas três hipóteses: uma ruim, outra razoável e uma boa.

A partir dessas informações é realizado um processo de brainstorming, no qual os gestores respondem como agiriam em cada uma das situações. Essas informações são incorporadas ao planejamento e aplicadas, caso necessário.

Planejamento BSC

O planejamento BSC (Balanced Scorecard) é outro modelo amplamente utilizado pelos especialistas. Nesse modelo são atribuídas métricas para cada um dos objetivos traçados pela organização. Ele permite ter um parâmetro ao final dos períodos analisados, o que facilita a tomada de decisões em tempo real.

Como você pôde ver, o planejamento estratégico oferece à empresa condições de condução para o objetivo almejado. O estudo fala como e quando conduzir, bem como quais são as condições para que esses objetivos sejam alcançados.

É importante destacar que o planejamento estratégico exige muita técnica e know-how, por isso uma consultoria especializada agrega valor ao processo, fornecendo uma visão mais ampla do mercado e das tendências. Consultores são concentradores de conhecimentos de diferentes áreas, uma vez que eles atendem a diferentes perfis de empresas e negócios, contribuindo fortemente para a elaboração de um planejamento estratégico mais eficiente.

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