Os Objectives and Key Results (OKR), ou Objetivos e Resultados-Chave, foram criados por Andrew S. Grove, antigo CEO da Intel. Porém, ganharam popularidade apenas quando foram apresentados para os colaboradores do Google por um de seus investidores, John Doerr.
Logo no início foram usados pelo Google e ainda permanecem como uma ferramenta ativa até hoje. Pode-se dizer, então, que funciona para negócios de pequeno e grande porte, pois a empresa tinha 40 funcionários na época (1999) e agora tem mais de 60 mil.
No entanto, as ferramentas tradicionais de engajamento da equipe em torno de objetivos comuns podem não ser tão eficientes, ainda que auditorias internas e outros métodos continuem importantes.
Para resolver esse problema, alternativas foram sendo criadas, especialmente no universo das startups. Os OKRs estão entre elas em uma posição de destaque. Confira!
O que é OKR?
Para facilitar o entendimento, devemos separar os componentes do método, que são definidos como:
- objetivos (O): definição clara e concisa dos objetivos da organização;
- resultados-chave (KR): metas que impactam no alcance desses objetivos.
Um bom objetivo precisa ser descrito claramente, de forma concisa e com ênfase no que ele proporciona para a empresa. É justamente essa última característica que envolve e engaja as pessoas em torno de sua busca e viabiliza que ele seja alcançado.
Além disso, os objetivos têm características qualitativas, enquanto os resultados-chave podem ser classificados como quantitativos. Normalmente, os KRs são em torno de 5 para cada objetivo e indicam se eles estão próximos de serem alcançados. Vejamos um exemplo.
Um objetivo pode ser o de tornar a empresa referência em atendimento e os colaboradores serem reconhecidos como profissionais de excelência.
Para responder a essas inspirações em um prazo mais longo, é preciso desenvolver uma cultura de compliance e os colaboradores precisam se dedicar a alcançarem resultados-chave mais imediatos como:
- diminuição do tempo de resposta no atendimento em x%;
- identificação e eliminação de problemas de atendimento em n%;
- aumento do uso de tecnologias de autoatendimento em y%.
Qual sua relação dos OKR com os indicadores de desempenho?
Qualquer sistema de metas necessita de indicadores capazes de medir o desempenho. Por isso, a maioria das empresas está cheia deles. De números de contatos diários com clientes até horários mais produtivos, praticamente tudo é medido na forma de indicadores.
Entretanto, muitos desses números são irrelevantes para acompanhar os objetivos, o que não significa que eles não tenham outras funções, mas apenas que eles não são indicadores de resultados-chave.
Como aplicar o OKR?
Vejamos agora 5 passos elementares para aplicar os OKRs.
1. Defina metas claras e específicas
Esse método depende da objetividade para envolver as pessoas em torno de algo que precisa estar claro para elas.
2. Divida os objetivos entre top-down e bottom-up
60% dos objetivos precisam ser definidos de baixo para cima, ou seja, pela equipe. Esse aspecto também é determinante para o envolvimento do time, uma vez que a participação de todos é maior desde o início. Afinal, por que alguém resistiria a perseguir um objetivo que ele mesmo determinou?
3. Estabeleça prazos razoavelmente curtos
Os prazos para cumprimento dos OKRs costumam ser curtos, com o padrão trimestral. Isso ajuda a manter o comprometimento e o senso de urgência.
4. Acompanhe os resultados de forma constante
Os resultados-chave servem justamente para um acompanhamento mais constante. Uma avaliação semanal permite ajustes rápidos sem exagerar na pressão.
5. Valorize a transparência
Se todos precisam se envolver, é natural que tenham clareza sobre os OKRs.
Por fim, considere fortemente a importância dos indicadores contábeis para o método OKR, pois eles são fundamentais para exprimir com clareza os objetivos por meio da mensuração precisa dos resultados-chave.
Por isso, confira a postagem complementar sobre essas ferramentas essenciais para o método OKR.