A expansão empresarial é uma etapa importante no crescimento de uma organização. Esse momento de ampliação se inicia quando o negócio alcança seu ponto máximo, normalmente definido no seu planejamento estratégico, e precisa buscar novas opções para gerar mais lucros e dar sequência ao desenvolvimento das suas atividades.
Dessa forma, a expansão empresarial se caracteriza como um momento no qual a empresa precisa investir em soluções que permitam dar continuidade ao seu avanço. Elas podem incluir, por exemplo, estratégias como a oferta de novos serviços ou produtos, a abertura de uma filial, a entrada em novos mercados, a fusão com outro negócio, entre outras.
Além de oferecer vantagem competitiva, a expansão empresarial denota conhecimento de mercado e aumento de alcance do público. Preparamos este artigo com o objetivo de auxiliar os empresários na análise de viabilidade da expansão empresarial no contexto de seus negócios.
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Analisar o momento atual da empresa
A ideia de expandir uma empresa pode ser justificada por diversas razões. Todavia, a principal delas é a manutenção da relevância do negócio. Isso deve ser objeto de atenção dos gestores, pois os produtos e serviços que estão em alta hoje, provavelmente vão perder a sua relevância com o passar dos anos.
A ideia de uma busca constante por inovação e mudanças é uma forma de manter o negócio em movimento e garantir a sua adaptação às necessidades do mercado.
Nesse sentido, o primeiro aspecto que deve ser avaliado em um processo de expansão empresarial é a análise do momento atual da empresa. O gestor precisa ter uma ideia concreta sobre a situação recente da organização, seu contexto no mercado e as reais possibilidades de investir em um processo de mudança.
Em muitos casos, o negócio não se encontra em um período oportuno para investimentos em expansão. Por isso, o passo inicial deve ser sempre a análise da sua situação atual, que será o fator determinante para definir a viabilidade do crescimento.
Avaliar o mercado e a concorrência
Caso se identifique a possibilidade de expansão em razão de um bom momento para a empresa, o próximo passo é a análise externa do mercado e da concorrência. Qualquer estratégia de crescimento precisa estar calcada em três bases claras: a empresa em si, a situação do mercado e o posicionamento da concorrência.
A avaliação destes três fatores permite que o gestor tenha um panorama bem claro da realidade na qual ele está inserido e das possíveis estratégias que podem ser desenhadas como forma de buscar um crescimento dentro desse contexto.
Identificar os custos envolvidos na expansão empresarial
O terceiro passo está vinculado aos custos. Após a identificação da viabilidade de expandir, do momento vivido pelo mercado e do comportamento da concorrência, é necessário se voltar para as questões internas relacionadas ao impacto financeiro causado por uma mudança.
O gestor precisa ter em mente que o planejamento financeiro da empresa deverá ser desenhado a fim de atender ao projeto de expansão. Em alguns casos, será necessário cortar gastos, redirecionar despesas e buscar estratégias que permitam ter dinheiro para tornar a expansão um projeto viável.
Estabelecer os objetivos da expansão empresarial
Após traçar um planejamento financeiro que viabilize o processo de expansão de forma prática, o gestor deve alinhar com a equipe de diretores e consultores qual serão os objetivos da expansão.
Nesse sentido, a primeira linha de objetivos a serem delineados são os objetivos comerciais. Neles, entram fatores como lucratividade a ser alcançada, estimativa de venda necessária e análise de desenvolvimento de novos produtos/serviços.
Além deles, há os chamados objetivos de marketing, que devem prever quantos clientes novos a empresa deseja conquistar e qual será o período de tempo necessário para alcançar esse número.
A dica para o gestor é que ele trace metas para cada área do negócio, estabelecendo prazo de cumprimento. Com isso, será mais fácil definir quais serão as estratégias a serem utilizadas para tirar estes objetivos do papel e colocá-los em prática.
Definir qual estratégia será utilizada
Assim, chegamos à última etapa do processo de desenvolvimento de uma estratégia de expansão empresarial. Após traçar os objetivos que a empresa deseja alcançar com a ampliação do negócio, é hora de definir qual será a prática utilizada para que esse crescimento efetivamente aconteça.
Entre as estratégias que mais são abordadas por empresas que estão passando por este processo, podemos destacar:
- diversificação dos produtos/serviços, com a apresentação de novas soluções;
- aquisição de novas empresas;
- abertura de filiais;
- início de um processo de franquias;
- ingresso em novos mercados;
- fusão com outra empresa.
A definição acerca de qual será a estratégia utilizada vai depender da realidade de cada empresa e do contexto de mercado no qual ela se encontra. Ao final de todo o processo de discernimento que apresentamos ao longo deste artigo, o gestor terá elementos que permitam definir os próximos passos com mais segurança e certeza.
Planejamento
Vale destacar que um planejamento de expansão eficiente deve estar atrelado à utilização de metodologias que permitam a sua análise. Nesse sentido, nossa dica é a estruturação de uma Matriz SWOT com a posterior utilização do sistema 5W2H.
A Matriz SWOT fornece informações que tornam possível visualizar o que há de vantajoso e de desvantajoso, tanto no âmbito interno da organização quanto no âmbito externo. Listando as forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças, é possível prever situações e estar previamente preparado para elas.
Com o mapeamento concluído, entra em cena o 5W2H, que é uma ferramenta que ajuda a traçar o plano de ação. Mediante uma lista de perguntas, ela auxilia o gestor a manter o foco em cada tarefa realizada.
Para cada uma das tarefas é necessário responder às seguintes perguntas:
- O que será feito? (What)
- Por que será feito? (Why)
- Onde será feito? (Where)
- Quando será feito? (When)
- Por quem será feito? (Who)
- Como será feito? (How)
- Quanto vai custar? (How much)
Com essas respostas para cada ação, o plano de expansão ficará mais organizado e estruturado, facilitando o processo de colocá-lo em prática.
Como você pode ver, a análise da viabilidade de expansão de um negócio está vinculada a diversos fatores, tanto internos quanto externos, que devem ser avaliados com minúcia para garantir o crescimento saudável e seguro. É importante que a empresa esteja assessorada com profissionais qualificados, com conhecimento de mercado e de áreas estratégicas importantes para o negócio, como a tributária, fiscal, contábil, entre outras.
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