Em um ambiente tributário complexo e de mudanças rápidas como o do Brasil, é preciso muita atenção para garantir a conformidade, segurança tributária e economia de recursos nas empresas.
Para isso, uma consultoria em monitoramento tributário pode fazer toda a diferença, economizando tempo e recursos e ao mesmo tempo garantindo a conformidade com o Fisco.
O que é e como funciona uma consultoria em monitoramento tributário?
O monitoramento tributário é o processo de acompanhar a listagem de produtos oferecidos por uma empresa e as informações tributárias prestadas ao Fisco, observando qualquer alteração na legislação que possam ter impacto na carga de tributos incidida sobre os bens comercializados.
A consultoria em monitoramento tributário executa essa tarefa externamente, cuidando de toda a listagem de produtos, atualizações, alertas de mudança e melhor planejamento de medidas corretivas, garantindo a segurança fiscal do negócio e o gasto adequado com tributos, sem pagar mais que o necessário.
Não é segredo que esse processo pode ser altamente moroso no Brasil. Segundo uma pesquisa, empresas em nosso país gastam, em média, 1958 horas por ano apenas com o cumprimento das obrigações tributárias. A média de países da OCDE é de 160,7 horas ao ano.
É por conta dessa complexidade e alta demanda por tempo e dinheiro que uma consultoria em monitoramento tributário pode ser uma boa opção para as empresas brasileiras.
Durante a consultoria, também são analisadas as melhores classificações tributárias para cada produto comercializado, buscando estratégias legais para uma contribuição ao Fisco menos onerosa e mais de acordo com a operação estratégica do negócio.
Quais são os benefícios desse tipo de consultoria?
Segurança tributária
Sem dúvida o principal ponto de uma consultoria em monitoramento tributário é garantir a segurança tributária da empresa.
Como é responsabilidade do negócio emitir as notas fiscais e pagar os tributos corretamente, é possível se perder em meio às frequentes mudanças promovidas pela Receita Federal, o que pode ser tratado como sonegação, passível de multas e outras penalidades.
Para evitar este tipo de problema, o monitoramento fiscal busca estar sempre em dia com as atualizações da RFB, garantindo que todos os tributos necessários estejam sendo pagos corretamente de acordo com as normas mais recentes.
Economia
A falta de clareza sobre as obrigações tributárias pode gerar gastos desnecessários. Pagar menos do que a receita exige pode gerar problemas, mas ela não toma nenhuma atitude quando recebe em excesso. Cabe à empresa saber exatamente quanto deve pagar e garantir que não haja pagamento maior do que o que é exigido.
A consultoria em monitoramento tributário busca melhores posicionamentos de produtos, adequando-os, sempre que possível, em categorias menos onerosas, gerando economia e maior eficiência financeira.
Aumento da margem de lucro
O valor a ser pago em tributos impacta diretamente no custo final do produto, o que pode variar bastante. Como esses valores precisam ser repassados ao cliente final, a consultoria em monitoramento tributário pode ajudar a determinar o melhor preço, para que a margem de lucro aumente ou se mantenha, mesmo quando há mudanças nos valores cobrados pelo fisco. Em alguns casos, é possível melhorar o preço final e a margem de lucro de uma só vez.
Melhora nas vendas
Encontrar soluções tributárias menos onerosas podem evitar aumentos de preço desnecessários, que poderiam fazer com que clientes migrassem para a concorrência. Com um monitoramento tributário adequado, é possível manter os valores competitivos e melhorar os resultados em vendas.
Conte com especialistas em tributos para te ajudar
Precisa de ajuda com seu monitoramento tributário? A TBS tem uma equipe de especialistas prontos para trabalhar ao lado da sua empresa! Nossa consultoria em monitoramento tributário inclui tudo o que vocês precisam para garantir economia e segurança fiscal. Quer saber mais? É só clicar aqui.