Toda empresa quer crescer, e para crescer com qualidade, segurança e de forma sustentável, é preciso se atentar às obrigações legais a serem cumpridas. Para isso, é necessário pensar um processo de compliance para seu negócio.
No artigo de hoje, entenda o que é o compliance, sua importância e como colocar em prática para garantir que sua empresa colha os benefícios que ele promove.
O que é compliance? E para que ele serve?
Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com determinado padrão ou regra.
Quando falamos do mundo corporativo, é exatamente isso que o compliance busca fazer: garantir que todos os processos e áreas da empresa estejam de acordo com a legislação e qualquer outro requisito relevante para um determinado setor.
Isso é de extrema importância para qualquer negócio. Infelizmente, nos últimos anos temos visto no Brasil diversos casos de corrupção, más práticas e crimes cometidos por empresas de grande relevância no cenário nacional, o que deve ser combatido pelo rigor da lei.
O compliance entra em cena para garantir a boa gestão, a ética e a transparência de uma empresa frente aos requisitos legais estabelecidos pelo governo e outros órgãos competentes.
Isso significa que o compliance abrange diversas áreas, como:
- ambiental;
- saúde;
- segurança do trabalho;
- anticorrupção;
- responsabilidade social;
- controle de qualidade,
- entre outros.
Para isso, é necessário contar com departamentos e processos estruturados garantindo que todas as normas, diretrizes e regras aplicáveis ao seu negócio estejam sendo observadas em todos os setores.
Quais são os benefícios que o compliance pode trazer para sua empresa?
Segurança jurídica
Um dos maiores riscos que uma empresa pode enfrentar é um problema judicial. Seja por um processo trabalhista, um escândalo de corrupção ou até uma fraude, situações como essa podem resultar no fim do negócio. Os processos e diretrizes de compliance são ferramentas necessárias para mitigar esses riscos e garantir segurança jurídica e longevidade.
Boa reputação
Existem diversas organizações e até mesmo ações do governo que concedem selos e benefícios para empresas que atuam em concordância com certos princípios, como ética ambiental, responsabilidade social, entre outros.
Não há dúvida que o compliance tem um impacto na percepção da imagem da empresa aos olhos do cliente, parceiros e até investidores. Na verdade, todos preferem fazer negócios com empresas idôneas e de boa reputação.
Segurança econômica e competitiva
Boa reputação e segurança jurídica geram impactos econômicos positivos. Com o avanço das medidas de ESG e até mesmo padrões naturais do mercado, investidores e clientes dão preferência a empresas com boa governança.
Por outro lado, a falta de compliance pode gerar problemas jurídicos que, por sua vez, podem custar caro devido a multas e processos que podem ocorrer por falta de conformidade às leis e determinações.
Melhor gestão
Por fim, podemos dizer que o compliance ajuda na melhoria da gestão do negócio, porque o compliance requer análise e otimização de processos internos, o que leva ao conhecimento de oportunidades de melhoria e crescimento.
Como criar políticas e processos para uma gestão transparente e eficaz
O compliance é algo que sua empresa precisa investir para estabelecer uma gestão transparente e eficaz, por isso, temos algumas sugestões.
Tenha a equipe certa para estruturar uma rotina de compliance
Como o compliance é, em sua essência, uma atividade multidisciplinar, é preciso contar com um time com conhecimento nas mais diversas áreas: jurídica, contábil, ambiental, trabalhista, qualidade, etc.
Para isso, é possível ter um time interno ou contar com ajuda externa. O importante é que os profissionais sejam especialistas nas áreas relevantes e trabalhem bem juntos, para garantir continuidade e bons resultados no processo.
Analise todas as áreas relevantes
Para estabelecer um sistema de compliance, cada parte da empresa precisa ser analisada e auditada, desde as rotinas até os documentos e organização de pessoal, para traçar um caminho claro para o desenvolvimento.
A análise minuciosa de todos os processos é indispensável, ou seja, os responsáveis pelo compliance na empresa precisam conhecê-la em detalhes para aplicar as medidas necessárias.
Crie padrões e códigos de conduta
Bons resultados em compliance passam pelo estabelecimento de uma cultura e um padrão do que deve ou não ser feito e de como as tarefas devem ser executadas.
Para isso, é importante criar padrões, guias e códigos de conduta para todos os setores, de forma que todos saibam o que é esperado de cada um, evitando erros e atribuindo responsabilidade às ações.
Adote medidas de transparência e comunicação
Um dos pilares do compliance é a transparência, e isso deve acontecer em todos os níveis da empresa.
Criar canais de denúncia e divulgação ajuda a estabelecer uma comunicação saudável e transparente, evitando que erros passem despercebidos ou sejam escondidos.
Valorize a ética e as boas práticas de negócios
Quais são os valores da sua empresa? O que é inegociável? Quais são os padrões éticos que guiam seus negócios?
Todas essas perguntas fazem parte da construção de um padrão de conduta que não é só dos colaboradores, mas que precisa estar presente em toda negociação e ação da empresa.
Seja cuidadoso na escolha de parceiros
Seus clientes e fornecedores, funcionários e prestadores de serviço precisam passar pelo mesmo crivo que as ações internas. Muito cuidado ao se associar com empresas que têm padrões éticos e morais duvidosos, ou que tenham problemas com a justiça.
Deixar de observar essas características pode custar muito caro para o seu negócio, e também mostra a importância de ser uma empresa de boa índole. Afinal, se você não faria negócios com empresas com problemas, o inverso também é verdadeiro.
Faça auditorias frequentes
Um processo bem estabelecido pode facilmente cair em desuso ou se tornar irrelevante caso não haja manutenções frequentes. A auditoria garante que tudo está funcionando como deveria, ou se ajustes são necessários.
Por isso, lembre-se de incluir rotinas de análise e auditoria que sejam recorrentes, para garantir que tudo esteja segundo o padrão.
A solução ideal para seu compliance
Se sua empresa precisa pôr em prática uma estratégia de compliance, a consultoria em compliance da TBS está aqui para ajudar.
A TBS é formada por uma equipe multidisciplinar de especialistas, todos prontos para atender às demandas da sua empresa, atuando preventivamente na revisão de procedimentos internos e no suporte do dia-a-dia empresarial para garantir que seu negócio colha os frutos de bons resultados em compliance e otimize sua gestão.
Saiba mais sobre nosso serviço de consultoria em compliance clicando aqui!