O que é assessoria SPED e quais suas vantagens? Descubra!

Os processos contábeis e fiscais são bastante burocráticos em nosso país. Há uma infinidade de obrigações que geram trabalho e desgaste para os empresários de todos os ramos de atividades. Contudo, a tecnologia chegou para facilitar trazendo soluções que integram diversos departamentos empresariais. Para o segmento contábil, o governo federal criou o SPED.

Mas os usuários desse sistema precisam fazer algumas adequações e entender as regras para evitar multas. Neste artigo vamos explicar o que é assessoria SPED, como funciona e para que serve. Além do mais, vamos mostrar quais são as principais vantagens de contar com esse serviço e apresentar detalhes sobre redução de custos, menos sonegação involuntária, padronização de informações etc.

Deseja obter mais informações sobre o SPED? Então continue a leitura e fique por dentro!

O que é assessoria SPED?

A assessoria SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um serviço oferecido por profissionais especializados nas áreas contábil e tributária. Ela é a melhor alternativa para empresas que precisam evitar a realização de ações incorretas que ocasionam transtornos com o Fisco e, consequentemente, prejuízos financeiros.

Com a assessoria dos especialistas, os líderes empresariais recebem auxílio para as questões relacionadas aos encargos previdenciários e trabalhistas, tributos, auditorias, outsourcing da gestão e operação fiscal, contábil e departamento de pessoal. Portanto, ela oferece segurança para os negócios e garante o cumprimento das leis e prazos vigentes.

Como funciona a assessoria SPED?

O principal objetivo da assessoria SPED é auxiliar no preenchimento das informações exigidas pelo fisco, observando cada situação ou particularidade das organizações, alem da garantia de que os clientes estarão sempre em dia com as suas obrigações legais, pois o Sistema Público de Escrituração Digital informatizou o relacionamento entre a Receita Federal e os contribuintes. Por meio dele, os profissionais especializados encaminham diversos documentos relacionados à escrituração contábil e fiscal.

É importante compreender que o SPED Fiscal trata-se de uma obrigação acessória para informar ao Fisco os dados sobre as movimentações da empresa, apuração de impostos, cadastro de produtos, fornecedores e clientes, notas fiscais, entre outros. Já o SPED Contábil visa à transmissão dos demonstrativos contábeis, tais como, balanços e balancetes, fichas de lançamento, livro razão, livro diário e documentos auxiliares etc. As exigencias de informações podem variar de acordo com cada empresa. Vale destacar que o serviço dos assessores integra a automação e proporciona a economia de tempo, além de permitir a supervisão das ações.

Para que serve a assessoria SPED?

A assessoria SPED foi criada para automatizar e simplificar a rotina das empresas. É uma atividade importante que utiliza a tecnologia para fornecer resultados excelentes para todos aqueles que decidirem contratar esses serviços. Os profissionais qualificados lidam com questões complexas, burocráticas e legais, e dão o suporte para que as organizações atinjam as suas metas e objetivos.

Quais são as principais vantagens de ter uma assessoria SPED?

Existem muitas vantagens advindas da contratação de uma assessoria SPED. Entre elas está a correta transmissão das informações relevantes para os órgãos da fiscalização para evitar a aplicação de multas que impactam as finanças das empresas. Ao transmitir os dados, os documentos são assinados pelos profissionais contratados que são os responsáveis legais. Observe outros benefícios registrados a seguir!

Menos sonegação involuntária

A sonegação involuntária é bastante comum devido à complexidade das legislações envolvidas nos procedimentos organizacionais e pode ser um problema se a empresa cair na malha fina. Nesse sentido, a assessoria é uma opção para que as informações sejam controladas e registradas com transparência. Com ela, será eliminado o risco de as organizações serem identificadas como irregulares.

Os erros mais constantes acontecem devido ao preenchimento incorreto dos campos no Sped, ou a falta de preenchimento de campos que são obrigatorios, que por sua vez podem acarretar em cálculo incorreto de tributos. A consultoria coloca um fim nessas situações e apresenta ao Fisco informações de qualidade e precisas. Diante disso, os empreendedores e gestores podem ficar tranquilos, já que não sofrerão penalidades por descumprimento das leis.

Padronização de informações

A padronização das informações ocorre quando os especialistas enviam as informações pelo sistema. Em virtude disso, fica mais fácil para as empresas fazer a gestão de diversas áreas e controlar os dados relevantes como faturamento, volume de vendas, níveis de estoque etc. Sendo assim, é uma vantagem que permite a compreensão mais profunda do setor financeiro e a economia de tempo.

Por que ter uma assessoria SPED é necessário?

É necessário ter uma assessoria SPED por diversas razões. Uma delas é que a sua empresa poderá contar com o auxílio de profissionais especializados que se mantêm atualizados sobre todas as mudanças legislativas. Ademais, os assessores são dedicados, responsáveis e atendem os clientes com muita agilidade e objetividade.

Aumento da eficiência

A assessoria trabalha atendendo de forma satisfatória as questões que envolvem gestão pessoal, contábil, fiscal e tributária. São uma equipe de pessoas experientes no mercado e que detêm expertise nos mais variados segmentos. Desse modo, conseguem aumentar a eficiência das empresas e cuidar da organização documental.

Indicação de soluções atualizadas

Outros processos serão facilitados com o fornecimento de dicas de profissionais que estão sempre atentos ao mercado e à evolução tecnológica. Os gestores poderão contar com a indicação de soluções atualizadas que vão facilitar o gerenciamento da empresa. Inúmeras falhas serão evitadas durante o cotidiano com a garantia de operações eficientes e precisas.

Economia de tempo

A assessoria SPED utiliza soluções de gestão apropriadas para entregar todos os arquivos ao Fisco de maneira dinâmica. Ela faz uma parceria e cuida da análise dos dados concedendo praticidade aos seus clientes que podem se dedicar às atividades fins dos seus negócios e ao aperfeiçoamento dos departamentos internos. Também elimina diversos problemas corriqueiros devido à falta de conhecimento.

Acesso a profissionais especializados

Esses serviços impedem a informalidade dos registros fiscais e contábeis, a ausência de padronização, a estruturação inadequada de Tecnologia da Informação (TI) e o uso de softwares ou programas ineficientes para o atendimento das leis em vigor. Uma equipe qualificada e eficaz estará sempre disponível para auxiliar e tirar dúvidas.

Garantia de conformidade

A assessoria SPED é essencial para que as empresas consigam focar os recursos financeiros para a obtenção de sucesso nos negócios. A garantia de conformidade com as normas é indispensável para manter o funcionamento das organizações e para que as atividades sejam contínuas. Sem falar que o gestor aumenta a sua credibilidade por contar com excelentes serviços.

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