O outsourcing da gestão é uma estratégia de negócios por meio da qual uma empresa contrata serviços de outra — especializada em uma determinada área — para a execução de atividades específicas em um determinado setor da empresa. A estratégia pode ser aplicada em diferentes áreas do negócio, sempre buscando melhorar o desempenho e os resultados gerais da organização.
Na prática, o outsourcing permite um controle mais eficaz do plano de ações, contribuindo para que eles permaneçam alinhados com o planejamento organizacional. Além disso, minimiza eventuais riscos atrelados à rotina de execução das atividades e obrigações da empresa.
Isso significa que o outsourcing auxilia a gestão da empresa, uma vez que qualifica os serviços, favorecendo a etapa de identificação de pontos fortes e fracos e ajudando o tomador de decisões do negócio. Neste artigo, você entenderá como aplicar o outsourcing na gestão da sua empresa, descobrindo quais são os benefícios que ela pode usufruir ao adotar esse tipo de ferramenta. Acompanhe e entenda!
1. Outsourcing com maior produtividade
Contratar uma empresa para atender a um determinado setor da sua empresa é sinônimo de aumento de produtividade. Isso acontece porque a ação permite que o empresário se concentre em atividades mais estratégicas e que tenham o escopo de gerar receita para a empresa.
Nesse sentido, o aumento da produtividade está associado ao fato de que cada profissional interno será direcionado para sua área de conhecimento, com foco em resultados, e não na execução de atividades burocráticas e que não geram lucros diretos para o negócio.
Com o seu time devidamente alocado dentro da empresa e trabalhando na execução de atividades mais estratégicas, com foco no crescimento da organização e no aumento de vendas, a produtividade será uma consequência natural.
Assim, os profissionais que antes precisavam dividir-se executando tarefas burocráticas e estratégias, agora podem focar sua energia apenas no que realmente importa.
Além disso, o setor que está sendo atendido por uma empresa de outsourcing será de responsabilidade dela, o que reduz as preocupações do gestor, permitindo que ele também foque sua atenção em setores do negócio que são mais estratégicos.
Por exemplo, se o gestor contratar uma empresa de outsourcing contábil, não precisará mais alocar profissionais do seu quadro pessoal para atuar no cumprimento dessas tarefas, sendo que a sua única obrigação será a de monitorar o cumprindo de prazos e obrigações que foram assumidos no contrato.
2. Redução de riscos
Quando a empresa contrata um terceiro, tornando-o responsável por um determinado setor do negócio, ela está em busca de um profissional especializado para atuar naquele ramo. Isso acaba por reduzir significativamente a ocorrência de erros decorrentes da pouca experiência, falta de conhecimento ou, até mesmo, falta de atenção.
Esse benefício está atrelado à expertise dos profissionais contratados por meio do outsourcing. Com uma equipe preparada, a sua empresa pode qualificar e potencializar uma área, minimizando os riscos de que algo errado aconteça.
Assim, quanto mais conhecimento naquela área de atuação, menores são as chances de que o setor sofra com algum problema decorrente de equívocos.
3. Outsourcing Diminuindo custos
Alguns gestores acreditam que o outsourcing gera custos mais elevados para a empresa, já que consiste basicamente no processo de contratação de um terceiro para executar atividades antes realizadas pelo time interno.
Entretanto, na prática, a contratação de uma empresa terceirizada elimina a necessidade de criar uma equipe específica dentro da empresa para atuar naquela área, o que demanda treinamento especializado, além de diversos outros gastos derivados de contratação direta.
Ao buscar uma empresa que atue oferecendo um serviço especializado na área, os custos com contratação, treinamento e gestão dos colaboradores desaparecem.
4. Resultados melhores
Outsourcing é sinônimo de especialização. Assim, ao contratar uma empresa especializada em uma área do seu negócio, o resultado esperado sempre será positivo. Na prática, isso se reflete na execução mais rápida das atividades e nos resultados mais expressivos.
Se você utilizar o outsourcing em áreas que não domina ou em que não possui profissionais com alto nível de capacitação, observará a melhora dos resultados associados ao desempenho.
Além disso, áreas que já são de alto desempenho na empresa também se beneficiarão da terceirização, pois seus colaboradores terão mais tempo para focar nas suas atividades.
Com todos os setores desempenhando seus papéis com alto nível de eficiência, a empresa ganha força competitiva e se destaca junto ao mercado, aos concorrentes, clientes e parceiros comerciais.
5. Qualificação do relacionamento com o cliente
Outro aspecto interessante do outsourcing é que ele gera reflexos também no relacionamento com o cliente. Sem a necessidade de dividir o seu tempo entre a execução de atividades burocráticas e o atendimento ao cliente, você terá mais disponibilidade para atender e estreitar o relacionamento com os clientes.
Além disso, com todas as áreas do negócio funcionando adequadamente, o gestor não precisa preocupar-se com a resolução de pequenas demandas diárias burocráticas e pode focar na busca por soluções que garantam melhor atendimento, desenvolvimento de produtos, alinhamentos com clientes e criação de estratégias de pós-vendas.
6. Incremento nos processos
Por fim, outro benefício que o outsourcing traz para as empresas é a oportunidade de melhoria dos processos.
O conhecimento trazido por profissionais especializados em determinados setores técnicos e que tem uma visão externa do negócio contribui para que se usufrua de uma visão externa que poderá ofertar indicações de melhorias importantes para os processos da empresa.
A viabilidade de contratação de um outsourcing dependerá da realidade e do contexto vivenciados em cada organização. Independentemente do momento e da situação da sua empresa, é válido ter em mente que se trata de uma estratégia altamente eficaz para o crescimento sustentável de qualquer negócio.
Contar com o apoio técnico e a expertise de profissionais especialistas em áreas, como contabilidade, recursos humanos e tributário, é um diferencial que contribuirá para a melhora da sua empresa, agregando benefícios que serão sentidos tanto pelos colaboradores quanto pelo seu cliente final.
Você gostou deste artigo sobre outsourcing da gestão e quer ter acesso a outros conteúdos relevantes para o seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo time da TBS.