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Veja 4 passos de como calcular o valuation de uma empresa!

Procurar por mais investidores é um passo importante para o negócio. Entretanto, essa não é uma etapa tão fácil, além de ser necessário um bom conhecimento do negócio, é preciso saber vender o peixe.

Isto é, é necessário mostrar que a empresa e tudo aquilo que ela produz ou oferece tem valor. Para isso, existem diferentes métricas, uma das mais precisas e que, provavelmente, será pedida pelo possível investidor é a valuation.

Para ajudar você a entender o que ela é e também como calcular o valuation de uma empresa, separamos os seus principais passos. Confira!

O que é o valuation da empresa?

É uma maneira de estabelecer o valor de um negócio de forma quantitativa, um cálculo para precificar o negócio de maneira justa, considerando todas as suas características e retorno. Como se fosse possível medir em números, o que realmente ele vale. 

Contudo, não pense que esse é um processo extremamente lógico em que só por meio de contas complexas é possível chegar ao valuation. Também é necessária uma visão interna sobre a empresa por parte da gerência, afinal, será preciso definir alguns argumentos para atrair os investidores.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Aqui, separamos em 4 passos como você pode calcular o valuation da sua empresa. Confira!

Tenha o histórico do fluxo de caixa da empresa

Primeiramente, será preciso fazer um cálculo do seu fluxo de caixa de períodos anteriores. Caso a sua empresa seja recente, você terá que fazer uma projeção baseando-se nos resultados que tem. Infelizmente, nesse caso, os dados poderão ser menos precisos.

Nesse passo, será importante juntar todas as informações sobre as despesas, receitas e também as saídas e entradas do seu caixa. É fundamental essa análise para saber qual é a projeção de lucros do seu negócio.

Faça uma análise do fluxo de caixa da empresa

Agora que você olhou para o passado, é hora de avaliar o futuro. Nesse sentido, com os dados que coletou do seu histórico, será preciso fazer uma antecipação de, pelo menos, 5 anos das finanças da empresa. Como critério, usará a média das variações de seus ganhos e gastos. Atenção para evitar exageros, é fundamental ser o mais preciso possível em relação aos valores.

Defina a taxa de desconto

Essa taxa também é conhecida como WACC, ela é necessária para determinar qual será o valor presente da empresa. Algumas coisas são importantes para a sua definição, como os riscos do negócio e também as outras oportunidades de investimentos para os investidores.

Nesse caso, será necessário fazer uma comparação entre os resultados da sua companhia com algum índice de investimentos, geralmente, é escolhido a taxa básica de juros – Selic. Por exemplo, se ficar claro que investir no Tesouro Direto pode trazer um retorno de 15% a mais do que sua empresa, é evidente que ele escolherá a aplicação, então a sua taxa de desconto deve ser esse valor.  

Calcule o valor presente do fluxo de caixa

O último passo é fazer o cálculo do valor presente de cada ano e somar o total.

Vamos exemplificar para ficar mais fácil. Supomos que a projeção de 5 anos da sua empresa tenha dado esse resultado:

  • ano 1: R$ 30.000;
  • ano 2: R$ 36.000;
  • ano 3: R$ 40.000;
  • ano 4: R$ 35.000;
  • ano 5: R$ 50.000.

Para calcular o valor presente se usa a fórmula: VP = valor anual/(1+taxa de juros) elevado ao tempo. Digamos que a taxa de juros seja de 0,5, então, o cálculo do ano 2 ficaria:

36.000/(1+0,5)² = 16.000

Esperamos que esse texto tenha sido claro para definir como calcular o valuation de uma empresa. Não se esqueça de ter bem definido os dados sobre o fluxo de caixa, para que o cálculo seja o mais preciso possível.

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