Você sabe o que é o processo da SIA e de Due Diligence? Ambos os conceitos são fundamentais para o mundo das finanças, pois ajudam os gestores a aproveitarem melhor os recursos financeiros disponíveis e também tomar decisões eficazes. Com isso, podemos dizer que a aplicação de ambos os processos ajudam as organizações a alcançarem melhores resultados e se destacarem no mercado.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente como funciona o processo da SIA e de Due Diligence. Destacaremos sobre o que faz parte do workflow da SIA e destacaremos sobre as questões que devem ser consideradas para escolher o serviço ideal. Acompanhe a seguir.
O que é o Due Diligence?
Trata-se de um termo originário da língua inglesa e traduzindo para o nosso idioma, significa Diligência prévia ou devida. Esse conceito faz referência ao procedimento de análise de uma oportunidade de negócio que o investidor deve verificar para ter um melhor conhecimento sobre a empresa.
Essa prática é bastante abrangente, pois abarca a análise de aspectos trabalhistas, financeiros, contábeis e tributários das organizações. O Due Diligence é fundamental nos processos de fusão ou aquisição de outro negócio, pois ajuda os investidores a terem uma visão precisa da empresa.
O que é a SIA?
A Solução Integrada para Aquisições (SIA) é uma metodologia de gestão desenvolvida pela TBS Consultoria com o objetivo de otimizar as análises e também ajudar na evolução de diferentes etapas dos processos de fusão e aquisição de empresas. Por meio da adoção desse modelo, torna-se possível levantar dados e utilizá-los para tomar decisões eficientes.
O que faz parte do workflow da SIA?
O workflow da SIA é o mais completo do mercado e ajuda os gestores a terem segurança durante todo o processo. Vale ressaltar que fazem parte do workflow as seguintes etapas:
- verificação da oportunidade de novos investimentos;
- avaliação da empresa;
- estruturação do projeto;
- aprovação do investimento;
- aquisição do negócio;
- transição e geração de resultado.
Quais as questões que devem ser consideradas antes de escolher o serviço ideal?
A execução e a implementação das práticas de Due Diligence não são tarefas fáceis. Isso porque, para executar as atividades com eficiência é necessário contar com profissionais experientes e capacitados para fazer o levantamento e a análise das informações.
Além disso, a empresa deve contar com colaboradores com habilidades multidisciplinares. Desse modo, é fundamental ter na equipe profissionais especialistas na área contábil, tributária, jurídica e controladoria, e eles devem ter uma boa comunicação para garantir mais eficiência no processo.
A solução SIA desenvolvida pela TBS Consultoria ajuda exatamente nisso, pois ela assegura exatamente nessa questão. Isso ocorre porque a metodologia facilita a integração entre diferentes equipes e possibilita que o investidor tenha uma visão global de todo o processo.
Diante desse cenário, podemos dizer que é fundamental a contratação de uma empresa especializada, pois elas têm os profissionais e ferramentas especializadas para a realização do processo de Due Diligence.
Como é possível perceber, a compreensão do processo da SIA e de Due Diligence é fundamental para o crescimento dos negócios. Isso porque o entendimento de ambos os conceitos vai ajudar os gestores a tomarem decisões eficazes e seguras. Desse modo, procuramos apresentar os conceitos para poder ajudar no crescimento da sua empresa.
Quer saber mais sobre como funciona o processo da SIA e de Due Diligence? Conheça agora mesmo a solução integrada para aquisições da TBS e veja como podemos ajudar no crescimento do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!